Topo

Histórico

Categorias

Giuliana Bergamo

“Vamos salvar o mundo e botar o pé na estrada, mamãe”

Giuliana Bergamo

01/10/2019 08h00

O principal objetivo desta coluna é refletir sobre a importância das crianças e da infância na construção de um mundo melhor. Quando penso nos temas dos textos que pretendo escrever, logo me vêm à cabeça dicas e orientações sobre como criar os filhos de forma consciente e de olho no futuro. Mas os filhos, sabe como é, estão sempre aí para nos surpreender e mostrar que, opa, talvez o caminho seja outro. Comigo (ou com os meus) não tem sido diferente. 

"Oi, mamãe. Tenho uma novidade", minha filha de oito anos disse durante uma conversa pelo Facetime no último sábado (28). Fazia frio, chovia um pouco até. E eu estava ali, sentada diante do meu computador na redação de Ecoa, preparando os últimos detalhes para a estreia do site. Resolvi fazer uma pausa para falar com meus pequenos (além dela, tenho um menino de seis anos). 

"Conta, filha, qual a novidade?", perguntei. "É uma música, mãe. Compus uma música. Vou gravar para você ouvir depois, mas o refrão diz assim:  

Garota empoderada
garota empoderada
vamos salvar o mundo
e botar o pé na estrada".

Apaguei a coluna que escrevia (sobre educação inclusiva ou algo do tipo, ainda volto nela). Substitui o texto por esta dica aqui. Mas ela não tem nada a ver com a forma como devemos criar o filhos. Minha sugestão é: vamos deixar que as crianças criem em nós, adultos, esse otimismo pueril, essa certeza de que podemos, sim, salvar o mundo. Ainda que seja só o mundo da nossa casa. Já está bom. 

Eu sei, eu sei. Não está fácil para ninguém. É crise econômica, crise política, crise ambiental… Feliz de quem não vive também uma crise amorosa e outra existencial. Mas não dá para deixar a peteca cair. E um jeito de continuar dando tapinhas na base do brinquedo é conviver com esses seres nascidos depois de 2001, 2002… 

Ao contrário dos adultos, a juventude vive uma onda de esperança. Não é só a sueca Greta  Thunberg que resolveu abraçar causas por um futuro melhor. Jovens de diversas partes do mundo integram o movimento que, no Brasil, está sendo chamado de Sextas Pelo Clima (ou Fridays for Future) e outras iniciativas do tipo, como mostramos no especial "Para vencer o calor", publicado hoje em Ecoa. 
Que tal fazer como eles e "salvar o mundo" antes de "botar o pé na estrada"?  

 

Sobre a Autora

Giuliana Bergamo é jornalista e editora de Ecoa. Em mais de 15 anos de profissão, se orgulha por ter varrido o país (e uns cantos fora dele) em busca de boas histórias para contar. Elas foram publicadas nas reportagens que produziu para os veículos pelos quais passou – Veja, Veja-SP, BandNews FM, Viagem e Turismo. Entre os anos de 2015 e 2018, comandou o Prêmio CLAUDIA, então a maior premiação feminina da América Latina.

Sobre o Blog

Causos, dicas e reflexões sobre as crianças e o lugar da infância na construção de um mundo melhor.

Giuliana Bergamo